NOTÍCIAS

NOTA DE REPÚDIO AO SECRETÁRIO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE

Sindicato repudia declaração de que falta de medicamento é falha humana quarta, 10 de janeiro de 2018

O Sidicato dos Farmacêuticos de MS manifesta - com veemência - o repúdio pela declaração do Sr. Secretário de Saúde do Município de Campo Grande, Dr. Marcelo Vilela, noticiada no site topmidianews no dia 09 de janeiro de 2018 onde o mesmo atribui as falhas de abastecimento nas farmácias das Unidades de Saúde do Município como decorrentes de "erro humano".

Não podemos tolerar que tamanha difamação seja disseminada!

Segundo os profissionais informaram, cada Unidade de Saúde tem seu cronograma de pedidos, sendo que os medicamentos e insumos são entregues conforme disponibilidade destes na Divisão de Almoxarifado de Farmácia
DAF, onde todo o estoque é armazenado.

O sistema de pedidos de medicamentos é sim informatizado e realizado pelos farmacêuticos das unidades. O problema do desabastecimento está na aquisição e logística, não há um erro humano.

Sabemos que as compras públicas são regidas por legislação específica, o que demanda mais tempo que os processo normais de aquisição. Atrasos e desabastecimentos são frequentes e vem de longa data.
  Colocar a culpa da falta de medicamentos nos farmacêuticos das unidades de saúde demonstra, além de falta de conhecimento dos problemas da rede, grande irresponsabilidade, pois tal atitude gera agressões diárias aos profissionais que atendem diretamente a população.

Sendo assim, ratificamos que a nossa parte vem sim sendo feita, sem "erros humanos".
Esperamos que o Sr. Secretário possa se retratar e desta forma se desculpar de sua infeliz e inoportuna declaração.

Esclarecemos à população que os Farmacêuticos da Rede Municipal de Saúde, à despeito de todas as dificuldades encontradas, como falta de estrutura, baixos salários, e outros problemas estruturais enfrentados diariamente desempenham seu trabalho com ética, profissionalismo e responsabilidade!

Sindicato dos Farmacêuticos do MS

Fonte: Sinfarms

Rua Giocondo Orsi, nº 1020 | Campo Grande - MS | 79051-130 | (67) 3042-8090